SITE PROJETO AUTOCUIDADO APOIADO FARMACÊUTICO EDUARDO SILVA DESDE ABRIL|2018 - NOSSA HISTÓRIA
- Resenha Farmacêutica
- 18 de set.
- 2 min de leitura

O site projeto em questão foi criado pelo seu próprio idealizador e gestor pensando numa problemática que atinge a todos aqueles que necessitam realizar sua farmacoterapia e não tem um horizonte claro de como conseguir os medicamentos, o uso deles e o que poderá ou não ocorrer durante esse processo de problemas relacionados ao uso do medicamento. Na verdade, quem é o responsável direto pelo seu tratamento de saúde é o próprio usuário ou quem o acompanha, familiar o/e/ou cuidador. Em suma, o protagonismo tenderia ao paciente e não aos profissionais que o acompanham e lhe dão o devido suporte (apoio) em sua terapia farmacológica ou não. Na prática essa premissa não é respeitada e nem de longe se busca atender ao suporte necessário ao paciente. Assim esse projeto iniciou com a produção de um site bem rústico e simples criado e operado pelo seu gestor em uma base europeia por assim dizer portuguesa e conforme as necessidades foi ampliando seu escopo de conteúdos levando a necessidade de ampliação do site, de uma base mais moderna e interativa sem perder a essência do seu fundador. Outros projetos foram incorporados pois materiais didáticos na forma de ebooks e também a produção de conteúdo voltado ao público farmacêutico necessitou de uma editora pessoal e um blog próprios alimentados e geridos pelo idealizador.
Como essa proposta ainda não havia sido trabalhada teoricamente, o fundador elaborou uma abordagem em forma de ebook e também física no intuito de fomentar possibilidades de sua aplicação no meio acadêmico e profissional na clínica farmacêutica. Assim temos um fechamento de ciclos que poderá culminar em um sistema inicial de autocuidado apoiado pelo profissional farmacêutico, pois há inúmeros trabalhos voltados à enfermagem sobre o assunto em voga. Esse projeto, que já avança para uma abordagem, busca um sistema que consiga dirimir ou até mesmo mitigar a falta do autocuidado praticado pelo próprio usuário. Essa proposição iniciou na cidade de Belém, estado do Pará, em 18 de abril de 2018 com a primeira aparição do site, uma iniciativa que ainda necessita de maior amplitude e conhecimento do público farmacêutico como a população em geral.
Esse é o meu trabalho e espero que seja, o nosso pois esse conhecimento não se esgota em si e precisa sempre ser ampliado e aplicado ao maior número de pessoas
EDUARDO DO SOCORRO PEREIRA DA SILVA
FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO
JORNALISTA
IDEALIZADOR E FUNDADOR
Comentários